Sobre

Conectando pessoas e fomentando a cultura em Cruz Alta

O Coletivo Cultural Ouvido Médio cresce inicialmente da necessidade de defender e trabalhar pela movimentação cultural e pela autonomia da expressão artística na região de Cruz Alta.
Buscamos o reconhecimento de artistas independentes, possibilitando que estes encontrem um canal alternativo para apresentarem seus trabalhos e idéias. Em rede, organizam-se atores, pintores, dançarinos, músicos, produtores de vídeo e apreciadores de arte para criarem um movimento cultural de livre expressão. Pretende-se criar através do Coletivo Cultural Ouvido Médio um espaço onde todas as expressões artísticas de caráter autoral sejam socializadas, fazendo com que os participantes respirem… arte!

Por que “Ouvido Médio”? O aparelho auditivo humano se constitui de três partes interdependentes: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno.

Quando as ondas sonoras se propagam pelo ambiente e são percebidas pelo ouvido humano, elas tocam, primeiramente, o ouvido externo, formado pelo meato – o canal de formato cilíndrico que amplifica as ondas sonoras e as conduz até o tímpano –, e o próprio tímpano – uma camada de tecido de menos de 3mm de espessura. O tímpano, por sua vez, ao ser tocado pelas ondas sonoras, tem a função de vibrar como a pele de um tambor. Tal vibração é, então, chegada ao ouvido médio.

O ouvido médio é composto por três minúsculos ossos – os menores do corpo humano: o martelo, a bigorna e o estribo. O martelo tem uma de suas extremidades delicadamente encostada no tímpano; a bigorna fica acoplada no martelo; e o estribo fica acoplado na bigorna. Dessa forma, as vibrações até ali conduzidas pelo meato e pelo tímpano fazem vibrar o martelo, que faz vibrar a bigorna e que faz vibrar o estribo, formando uma perfeita cadeia óssea de vibrações. O último pequeno osso do ouvido médio, o estribo, finalmente, se liga por um canal ao ouvido interno, onde todas as vibrações sonoras do ambiente até então percebidas são convertidas em impulsos elétricos e conduzidas até o cérebro, onde a informação é interpretada possibilitando a elaboração de uma resposta adequada ao estímulo recebido.

Portanto, o ouvido médio é a parte do corpo humano responsável por captar as vibrações do ambiente e fazer, literalmente, uma ponte entre elas e a construção de uma verdadeira modificação da realidade.

O Coletivo Cultural Ouvido Médio carrega este nome por se propor a desempenhar, como símbolo de nosso intento, esta exata função até aqui descrita: o intermédio entre a realidade presente e a expansão de suas possibilidades a partir de uma acertada reflexão acerca das potencialidades criativas, construtivas e benéficas existentes no cenário artístico independente e cultural da cidade de Cruz Alta e região.

Curta nossa página no facebook – https://www.facebook.com/ouvidomedio

Deixe um comentário